Misturar cadeiras na sala de jantar é super tendência

Esqueça, por um instante, aquelas salas de jantar tradicionais, com o conjunto de mesa e cadeiras no mesmo padrão. Misturar é tendência quando o assunto é decorar! Então, que tal experimentar em casa? Inspire-se nestes três projetos para romper com a rigidez e combinar modelos e cores diferentes de cadeira, sem cair na poluição visual.


Quatro modelos de assento convivem bem nesta sala de jantar compacta (tem 7 m2). De um lado, o banco de madeira pínus oferece mais lugares à mesa. Do outro, as duas cadeiras brancas – uma de madeira pintada, modelo Windsor, e outra de polipropileno com pés de madeira, modelo Eames DS Wood – dão leveza ao conjunto. E nos dias de visita a dupla de aço e plástico sai da varanda para completar o número de assentos disponíveis. Arriscar-se na diversidade de peças a princípio pode assustar, mas o resultado desta combinação mostra que ousadia, descontração e harmonia podem andar juntas. Dica: na cabeceira, é importante usar peças iguais.


Nesta sala de jantar, tudo foi escolhido para aproveitar o espaço sem preocupação – inclusive quanto a peças coordenadas. A mesa preta é de laca, moderna e fácil de limpar. Já as cadeiras são de madeira (design de Fernando Jaeger). Na cabeceira, o modelo Louis Ghost confere leveza. A indicação feita no projeto anterior também vale para este: a cadeira de policarbonato deve se repetir no outro lado da mesa, para “descombinar”, mas na medida.

Ao se permitir a irreverência de mesclar cores, linhas e materiais, é possível aproveitar móveis da casa antiga e de outros cômodos na decoração. As cadeiras coloridas de madeira, que estavam na cozinha, encontraram espaço na sala de jantar para brilhar sem exageros a partir de uma base clássica, fácil de combinar, com mesa e cadeiras brancas do tipo tulipa. O resultado é um espaço alegre, arrematado pela tapeçaria venezuelana na parede, e que tem tudo a ver com receber bem. E, para ficar ainda melhor, escolha e instale, sobre o aparador, aromatizadores na versão vareta, que liberam de forma suave a fragrância escolhida (pode ser laranja, chá verde, flor de cerejeira…) e ainda decoram o cantinho de jantar. (Fonte: Casa.abril)