Visita de futuros engenheiros da Unisinos ao Piazza San Marco

Alunos do sexto semestre do curso de Engenharia Civil da Unisinos que se preparam para trabalhar nas áreas de Estruturas, Ambiental e Construção Civil visitaram as obras do Piazza San Marco.

Como no curso, os alunos aprendem a planejar, projetar, construir, gerenciar e realizar manutenção em obras e serviços de edificações, estruturas, recursos hídricos e saneamento. A professora Fabiana Rosa, da disciplina “Construção Civil” os trouxe para uma visita guiada.

Ao chegarem ao Piazza os alunos foram recepcionados pelo Diretor da Ópera Engenharia Eduardo Frapiccini, abaixo com a Professora Fabiana Rosa e Thiago.

Eduardo instrui a Professora Fabiana e o Estagiário Thiago André München para que a visita seja proveitosa.

Iniciaram a entrada dos alunos na obra.

A primeira parada foi no escritório de gerenciamento da obra, onde Thiago deu explicações do setor e perguntou sobre o que gostariam de mais detalhamentos.

Neste momento a Professora salientou para que os alunos prestassem muita atenção aos detalhes, pois veriam coisas nesta obra que não veriam em nenhum outro lugar.

A segunda parada foi no refeitório onde os operários fazem as refeições, Thiago falou das necessidades legais deste ambiente.

Na sequência, foram ao subsolo verificar o sistema de tratamento de efluentes.
Tratamento de efluentes: O empreendimento possui um sistema completo de tratamento de água, ou seja, todo o esgoto do edifício é tratado de forma plena, sendo reutilizada a água tanto para descargas dos vasos sanitários como também para irrigação de jardins. O excesso é devolvido para o sistema público de forma limpa e tratada.
Também tiveram informações sobre:
Aquecimento solar: O edifício será dotado com sistema de aquecimento de água solar, dispensando o uso de aquecedores nas unidades. Como em um hotel, a água quente fica constantemente circulando na coluna vertical de alimentação dos aptos, ingressando em cada unidade de acordo com a necessidade do usuário. Este sistema, além de ser extremamente benéfico para o meio ambiente, gera uma significativa economia na conta de luz.
Reaproveitamento das águas da chuva: o empreendimento capta a água das chuvas e armazena em uma cisterna para que seja utilizado na irrigação dos jardins e limpeza das calçadas.
Tubulação de água flexível: Sistema importado da Itália, apresenta muitas vantagens em relação ao sistema tradicional: facilidade de manutenção, sem necessidade de quebrar pisos ou paredes, suporta altas temperaturas, é independente e está conectada a um CD- Centro de Distribuição. Em caso de vazamento, apenas esta tubulação é desconectada e trocada, sem danos materiais.
Medição Individualizada de água: Outra grande inovação implantada é a Medição Individualizada de Água. Este sistema permite que cada apartamento tenha um medidor somente seu, e que os moradores paguem a água consumida somente por eles, não havendo processo de rateio do valor total por todos os condôminos, como normalmente é feito. Apenas a água utilizada pelas áreas de uso comum será dividida entre todos. Será medido tanto a água quente como a água fria.

A seguir, ainda no térreo, visitaram a parte externa com a casa preservada.
Implantado em um terreno com mais de 2.400,00 m², o residencial Piazza San Marco estabelece uma relação toda especial com a cidade, na medida em que contempla o novo a partir da existência do antigo.  Neste sentido, sem recorrer à imitação como meio de integração, a casa Alles/Fisher, construída nos anos 40, é o ponto de partida de um projeto que prima pela eficiência dos espaços, pela racionalidade formal e pela sustentabilidade ambiental.

Thiago frisou a importância de se possuir todas as informações municipais e de patrimônio quando se trabalha com um prédio histórico, pois muitas são as exigências e o maior detalhamento possível para maior assertividade.

Almoxarifado e setores de estoque de materiais também foram vistos. Os alunos, com blocos de anotaçoes, máquinas de fotografias ou até em celulares faziam registros.


Uma foto bonita, com a imagem de Josiane, em primeiro plano, mostra a jovialidade, o interesse e a confiança que podemos ter nesses futuros profissionais que demonstram o PRAZER DE APRENDER.
Sabemos que a graduação é estruturada pelo conceito de aprender fazendo – estas oportunidades de ver na prática durante o processo de aprendizagem torna tudo mais simples e possível. Desejamos muito sucesso profissional à todos!

Finalizamos nosso acompanhamento no apartamento decorado onde foram ver de perto o Viver dentro dos espaços criados. Desde a Fechadura biométrica  que os aptos serão dotados para acess, o que proporcionará maior segurança para os usuários. Até a Automação onde as unidades estarão aptas a receber qualquer tipo de tecnologia de automação residencial, na medida em que os projetos complementares foram desenvolvidos em conjunto com o arquitetônico, compatibilizando ao máximo todos os aspectos do projeto. Assim, o grupo seguiu até andares superiores e Thiago incansável ficou dando as informações.

Cumprimentamos a Universidade por essa iniciativa e a professora Fabiana por aproveitar oportunidades assim. Nos sentimos orgulhosos em sermos “Objeto de Estudos” e conhecimento. Fiquem à vontade em nos contatar.