Piazza San Marco – o arquiteto que pensou o Projeto – Rafael Spindler

UM DESTAQUE ESPECIAL PARA UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO QUE PRIVILEGIA A CIDADE E AS PESSOAS, PELO RESPEITO E VALORIZAÇÃO.
Localizado na Rua Heller, em Novo Hamburgo, certamente uma das ruas mais charmosas da cidade, pois está em um ponto privilegiado e possui uma característica muito residencial, quase bucólica.

A escolha do terreno vai de encontro ao que se esperava do empreendimento, ou seja, um espaço único que preserva a calma e o charme de antigamente, mesmo inserido dentro de um tecido urbano às vezes bastante caótico.

Conceito do empreendimento – o projeto partiu de 2 premissas básicas:

Ambiente sustentável: todo o projeto baseia-se no conceito da sustentabilidade, porém, não desta pseudo-sustentabilidade que vemos aflorar em todo e qualquer tipo de empreendimento. O conceito sustentável foi definido de forma ampla, atuando em todos os aspectos do projeto. Esta sustentabilidade parte do princípio de manter e preservar uma residência histórica que tem uma importância arquitetônica impar para a cidade. Segue ao longo de toda a construção do edifício, onde o material é reaproveitado dentro da própria obra e seu descarte é feito de forma controlada. Passa pelo reaproveitamento da madeira das árvores que foram cortadas para dar lugar ao empreendimento e que serão reaproveitadas na construção e na configuração estética do edifício, pois serão utilizadas como revestimento em determinados locais e transformadas em bancos ou brinquedos para utilização dos moradores. Além disso, o projeto comporta uma série de tecnologias sustentáveis que serão posteriormente relatadas.

• A concepção das unidades residenciais buscou evidenciar uma distribuição inteligente dos espaços, estabelecendo uma relação coerente entre os ambientes. A busca foi por um produto que oferecesse espaços de qualidade onde a flexibilidade estivesse presente de forma plena, possibilitando assim uma série de alterações internas de forma a suprir a necessidade de cada família. Desta forma, a forma exterior do edifício nada mais é do que o resultado da configuração destes espaços internos, ou seja, é a verdadeira expressão de uma arquitetura coerente e pertinente com seu tempo, sem adornos ou excessos.

Com o Projeto Arquitetônico de Rafael Spindler ele mesmo descreve como foi seu conceito e inspirações:
Passado, presente e futuro
– Implantado em um terreno com mais de 2.400,00 m², o residencial Piazza San Marco estabelece uma relação toda especial com a cidade, na medida em que contempla o novo a partir da existência do antigo.
Neste sentido, sem recorrer à imitação como meio de integração, a casa Alles/Fisher, construída nos anos 40, é o ponto de partida de um projeto que prima pela eficiência dos espaços, pela racionalidade formal e pela sustentabilidade ambiental.
A construção de uma única torre foi determinante para a criação de uma grande área condominial, estabelecendo dimensões generosas que garantem a qualidade e a comodidade dos espaços projetados.
Com apartamentos amplos, funcionais e flexíveis, o empreendimento cumpre o objetivo de promover unidades extremamente confortáveis, onde as dimensões generosas do interior são ampliadas visualmente pela transparência das grandes aberturas e dos parapeitos de vidro das sacadas.
Através de uma arquitetura pura, sem que o supérfluo interfira na sua constituição, o Residencial Piazza San Marco responde de maneira eficaz aos aspectos primordiais e obrigatórios de qualquer situação arquitetônica: o programa, o lugar e a construção.
Ao olhar para o passado, construímos no presente, o morar do futuro.”
Gerhard + Spindler arquitetura
“Com um projeto racional, que incorpora alta tecnologia visando a sustentabilidade, o Residencial Piazza San Marco estabelece um novo conceito de morar, onde a integração entre o passado e o presente determina um ambiente inspirador.”

Diferenciais da infraestrutura (conceito verde, automação, segurança, etc):
O empreendimento proporciona que seu usuário desfrute de uma série de facilidades tecnológicas no sentido de proporcionar segurança e economia acima de tudo.
    Automação: As unidades estarão aptas a receber qualquer tipo de tecnologia de automação residencial, na medida em que os projetos complementares foram desenvolvidos em conjunto com o arquitetônico, compatibilizando ao máximo todos os aspectos do projeto.
•    Aquecimento solar: O edifício será dotado com sistema de aquecimento de água solar, dispensando o uso de aquecedores nas unidades. Como em um hotel, a água quente fica constantemente circulando na coluna vertical de alimentação dos aptos, ingressando em cada unidade de acordo com a necessidade do usuário. Este sistema, além de ser extremamente benéfico para o meio ambiente, gera uma significativa economia na conta de luz.
•    Reaproveitamento das águas da chuva: o empreendimento capta a água das chuvas e armazena em uma cisterna para que seja utilizado na irrigação dos jardins e limpeza das calçadas.
•    Tratamento de efluentes: O empreendimento possui um sistema completo de tratamento de água, ou seja, todo o esgoto do edifício é tratado de forma plena, sendo reutilizada a água tanto para descargas dos vasos sanitários como também para irrigação de jardins. O excesso é devolvido para o sistema público de forma limpa e tratada.
•    Fechadura biométrica: Os aptos serão dotados de acesso através de uma fechadura biométrica que proporcionará maior segurança para o usuário.
•    Tubulação de água flexível: Sistema importado da Itália, apresenta muitas vantagens em relação ao sistema tradicional: facilidade de manutenção, sem necessidade de quebrar pisos ou paredes, suporta altas temperaturas, é independente e esta conectada a um CD- Centro de Distribuição. Em caso de vazamento, apenas esta tubulação é desconectada e trocada, sem danos materiais.
•    Medição Individualizada de água: Outra grande inovação implantada é a Medição Individualizada de Água. Este sistema permite que cada apartamento tenha um medidor somente seu, e que os moradores paguem a água consumida somente por eles, não havendo processo de rateio do valor total por todos os condôminos, como normalmente é feito. Apenas a água utilizada pelas áreas de uso comum será dividida entre todos. Será medido tanto a água quente como a água fria.

Ficha Técnica:

• Incorporação: Athivabrasil Empreendimentos Imobiliários

• Construção: Ópera Engenharia LTDA
• Projeto Arquitetônico: Gerhard + Spindler arquitetura

• Projeto estrutural: Pasquali e Associados

• Área total do empreendimento: 12.302,12m²

• Área privativa (apartamentos): 5.699,63 m²

• Área condominial (salão de festas, estacionamento, hall, etc.): 5.501,84m²

• Área descoberta (piscina, playground, jardim): 1.100,65m²
17
• Pavimentos tipo com 3 aptos em cada pavimento.

Total de 51 unidades divididas da seguinte forma:
•    17 aptos 3 dormitórios sendo 1 suíte. Lavabo (final 01): 125,38m²
•    17 aptos 3 dormitórios sendo 1 suíte. Lavabo (final 02): 116,35m²
•    17 aptos 2 dormitórios sendo 1 suíte (final 03): 89,26m²
•    Vagas de estacionamento: 99 vagas cobertas sendo que 15 delas são duplas, totalizando 114 vagas de estacionamento.