Piazza San Marco realiza uma visita guiada pela sustentabilidade

Texto e fotos: Jeferson Saldanha Ramos (jornalista)

No dia 02 de outubro de 2012, alunos do 2º Ano do Ensino Médio da IENH realizaram uma visita guiada pela obra do Residencial Piazza San Marco. A visita faz parte da VII CIARTEC – semana das ciências, Artes e Tecnologia – que tem como objetivo promover e integrar projetos em diversas áreas.
No local, equipados de capacetes – item obrigatório em qualquer empreendimento desta dimensão – os estudantes foram recepcionados pela engenheira Bianca Andrade, que apresentou a história e desenvolvimento do projeto do prédio, sobretudo os  preceitos que contribuem para a preservação do meio ambiente visando a sustentabilidade.
Na Casa Alles/Fischer – que está sendo restaurada para servir como centro de convivência e lazer – a restauração e preservação da estrutura da Casa construída originalmente nos anos 1940 foi lembrada. Além disso, a atenção dada ao reaproveitamento da água da chuva e da madeira das arvores derrubadas que serão reutilizadas na forma de móveis no local também foram lembradas como características de uma nova visão que os arquitetos e engenheiros vão aderindo cada vez mais às obras: a Arquitetura Verde, que tem como objetivo manter e preservar o que já existe, contribuindo para o bem viver dos futuros moradores do empreendimento.

De acordo com a professora Rosália de Mello, a experiência dos alunos da disciplina de Educação Financeira foi muito interessante. “Em nosso currículo, o tema sustentabilidade é sempre explorado e esta visita guiada, promovida pela parceria IENH e Athivabrasil contribui para a vida dos estudantes”. A professora ainda ressalta a importância que cada vez mais o jovem dá aos princípios sustentáveis. “A questão da preocupação para com o meio ambiente no lugar em que irão morar um dia, certamente será mais um fator determinante na escolha do imóvel”.