Encerramento da Olimpíada de Londres – Um show de moda e música no final dos jogos

O final da Olímpiada de Londres 2012 foi uma festa muito bonita e dentro do esperado, tudo muito bem finalizado e alinhado. Assim, Londres encerrou sua maratona dos Jogos Olímpicos de 2012. Homenageou ícones de sua cultura, relembrando desde fenômenos da música britânica até autores consagrados da sua literatura. O show durou cerca de três horas, com música e luz.

Pode-se dizer que o encerramento foi dividido em três atos, no Estádio Olímpico de Stratford.

O show de encerramento teve início às 17h – diga-se de passagem, em ponto, mostrando uma cena bem típica para os londrinos: a hora do rush. O estádio foi tomado por um trânsito com motocicletas, bicicletas, carros, pedestres apressados e os famosos táxis pretos da cidade. E foi por meio dos carros que as atrações musicais começaram a chegar para a festa.

Podemos seguir uma linha do show para o primeiro ato:

– Começou com o show de Emili Sande, seguiu com a banda Madness. A seguir, Pet Shop Boys Chris Lowe e Neil Tennant cantaram West End Girls, seguidos pelos garotos do One Direction e do grupo percussionista Stomp. Interpretou o tema Waterloo Sunset, como uma declaração de amor para Londres, o roqueiro Ray Davies. – Homenagem a William Shakespeare e Charles Dickens com trechos de suas obras sendo mostradas no campo do estádio.

No Segundo ato o Desfile dos atletas:
Quando entravam os porta-bandeiras das 204 delegações ouvia-se o som da Orquestra Sinfônica de Londres, seguido da apresentação de David Arnold.

Na Sequencia de shows, Bohemian Rhapsody, do Queen, e Imagine, do The Bealtes, foram interpretadas pela orquestra e por um coral de crianças. A imagem do rosto de John Lennon foi formada no centro do estádio por meio de uma coreografia.

George Michael surgiu cantando seu antigo hit Freedom ’90 e o novo single White Light. Kaiser Chiefs chegaram de moto para cantar Pinball Wizard, do The Who. Projeções mostraram fotos da David Bowie no palco, acompanhadas pelos hits do artista. Ao som de Fashion, Kate Moss, Lily Cole, Naomi Campbell, Rosie Huntington-Whiteley e outras modelos desfilaram no estádio para celebrar a moda britânica.

Annie Lennox apareceu em um barco pirata e trouxe com ela uma mistura de performances circenses com Rock’n’Roll, ao som de Little Bird. Ed Sheeran cantou o clássico Wish You Were Here, do Pink Floyd. O humorista Russell Brand, ex-marido da cantora Katy Perry, entrou em cima de um ônibus colorido e cantou Pure Imagination.

O DJ Fatboy Slim apareceu para colocar música eletrônica no encerramento. Jessie J cantou em cima de um Rolls Royce sua Price Tag, seguida pela apresentação do rapper Tinie Tempah e Taio Cruz . Os três se juntaram no palco depois para homenagear os Bee Gees.

E finalmente as Spice Girls – Mel B, Geri Halliwell, Mel C, Victoria Beckham e Emma Bunton – fizeram sua performance tão aguardada. Em cima de carros coloridos, as cantoras, que se reuniram especialmente para o evento, performaram Wannabe e Spice Up Your Life.


Quem cantou Wonderwall foi Liam Gallagher, do Oasis. Então, foi a vez do humorista Eric Idle, do grupo humorístico Monty Python, fazer uma apresentação divertida para mostrar que é preciso sempre pensar positivo.

O grupo Muse cantou o hino dos jogos, Survival. A cantora Jessie J voltou para encerrar as apresentações musicais ao lado do guitarrista do Queen Brian May . A dupla empolgou o público com We Will Rock You, logo após de mostrarem projeções de Freddie Mercury.

Olimpíadas de Londres 2012!
Antes de apagar a pira, o Estádio Olímpico de Stratford recebeu o carnaval carioca para marcar a entrega do bastão olímpico ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes. As bandeiras da Grécia, da Grã-Bretanha e do Brasil foram hasteadas ao centro do estádio.

O cineasta Cao Hamburguer e Daniela Thomas dirigiram a parte brasileira do encerramento, que teve shows de Marisa Monte, que surgiu como Iemanjá, Seu Jorge e do rap BNegão. A performance aconteceu em meio ao calçadão de Copacabana e com muito samba. A modelo Alessandra Ambrosio levou a beleza das mulheres brasileiras, enquanto Pelé, Robert Scheid e Maurren Maggi representaram os esportistas do País. Antes de encerrar a noite, Londres se despediu com os shows de Take That e The Who.


A capital da Inglaterra também se despediu do bastão olímpico, que foi entregue ao prefeito carioca Eduardo Paes, representante do Rio de Janeiro, que será a cidade anfitriã dos Jogos de 2016. Marisa monte representou a Iemanja.