Como escolher as cores para nossos ambientes?

Você sabia que tem técnicas muito simples para escolher as cores de sua casa??? Capa pessoa da casa pode ter em seu quarto ou sala de estudos, enfim, seus espaços mais particularizados, através de uma técnica simplíssima….
Perguntar: Onde gostaria de viver? O que gosta de ver?  ou Onde gostaria de estar, se pudesse?


Em um de meus primeiros trabalhos como estagiária de arquitetura, a arquiteta, minha professora, me disse para descobrir as cores que a pessoa gostava – achei simples, mas ao me encontrar com o cliente ele falou em preto, verde, vermelho, amarelo e azul… ao ver sua roupa essencialmente cinza, achei que eu não tinha nada de real então perguntei… Qual o melhor lugar do mundo para ficar? Qual sua estação preferida….
Ao levar o esboço do projeto ao cliente, anexei um cartão postal e colado na mesma página, vários pedacinhos de cores de tintas, mais  recortes de revistas com objetos nas cores  e estilo do tal lugar… (na época não havia cópia colorida nem computadores caseiros) – Perfeitamente Simples e fácil de acertar. Ele amou e fizemos seu apartamento e ele disse uma frase linda – Vocês fizeram exatamente a minha casa…  foi o melhor cachê que já recebi. Aprendi, que temos todas as informações com perguntas simples – No mais, é só imitar a natureza.