Sustentadilidade na construção e decoração – pequenos passos, grandes mudanças

Nunca se falou tanto de sustentabilidade como nos dias de hoje.
A sustentabilidade alcançou a construção civil, muitos prédios estão sendo construídos com materiais ecológicos.

As casas ecológicas podem custar bem menos do que uma obra convencional, apesar dos materiais serem mais caros, você utiliza menos matérias, garantindo uma economia no preço final e a construção pode ser muito mais rápida não deixando entulhos.
É certo que é preciso unir às ações uma grande pesquisa  e um projeto estruturado, pois os apelos comerciais estabelecidos.

Uma das opções para construções é o tijolo ecológico, que permite várias vantagens para o usuário, como o isolamento térmico e acústico, além de obras mais limpas terão ainda uma economia na climatização. Outra opção é a utilização de pisos laminados que é considerado ecologicamente correto.

A utilização de sistema solar para aquecer a água da casa é uma boa opção, pode custar caro no começo mas tem uma grande economia depois e se pagará em pouco tempo – sua manutenção é minima.

A decoração da casa também pode ser ecologicamente correta com materiais reciclados e reaproveitados. Os móveis antigos, pintados com outras cores, a utilização de caixotes de feiras pintados e/ou forrados com papel de parede são ótimas estantes na salas…
Pintar a casa com cores claras para pertitir a reflexão da luz e iluminar mais a casa é uma simples e correta opção. Abaixo, o armário antigo que foi pintado e passou a ter uma nova função.

Armário antigo que foi lixado e pintado de branco para ficar com aspecto rustico – Existem inúmeras possibilidades de aproveitamente e reutilização, assim como técnicas diferentes para combinar com o estilo de cada casa.

Caixote de feira que foi pintado e fixado na parede para ser usado como armários aéreos de cozinha  – Na verdade, economicamente e com bom gosto, pode-se juntar coisas que antes apenas eram jogadas fora e criar ambientes totalmente inusitados e bonitos. Caixotes de feira pintados de branco e com a colocação de rodinhas, podem virar mesas auxiliares, de cabeceira, ou até utilitário para algum tipo de empresa.

 As pessoas acham que a sustentabilidade na construção e decoração é uma coisa impossível, mas com a utilização de materiais ecológicos e reaproveitamento já se faz alguma diferença para o planeta. Um olhar super especial para cada coisa, pode aguçar o nosso senso estético, nos dar prazer sensorial e nos ajuda a sermos melhores e mais conscientes.