Redefinindo Pesquisas em Design Ecológico

Estratégias experimentais “Verdes”: Redefinindo Pesquisas em Design Ecológico – Projeto Arquitetônico por Terri Peters, 2012.

Design sustentável e de construção ecológica são os desafios globais mais significativos para a profissão de design. Para atender às normas de construção e novas metas nacionais para as emissões de carbono, todas as construções futuras serão julgadas pelos seus méritos ‘verdes’. O objetivo dos grupos internos muitas vezes é se adaptar e criar novas tecnologias e materiais e para emprestar formas de trabalhar a partir de outras disciplinas, para se concentrar na inovação incremental, em vez de aumentar o desempenho ou eficiência. Este título oferece insights sobre como uma ampla gama de práticas estabelecidas e emergentes estão subindo para enfrentar esses desafios. Em busca da sustentabilidade integrada e baixo consumo de energia de construção, material e inovação formal e novas ferramentas e tecnologias, que mostra que o futuro da arquitetura está evoluindo em uma troca de idéias entre as disciplinas. Incorporando a criação de novos conhecimentos sobre construção ecológica dentro da profissão, ele também identifica a emergência de uma vontade coletiva para procurar novas rotas que construir em harmonia com o meio ambiente.
Ecologia Para além de construção – Entrevista com Thomas Rau “em Estratégiasexperimentais Verde: Redefinindo a Projetos de Pesquisa Ecológica, Projeto Arquitetônico, novembro 2011


O Arquiteto holandês Thomas Rau acredita que não há crise de energia. “Nós resolvemos isso”, explica ele, “o novo desafio é sobre matérias-primas.” 

Acima, Sede central de WWF en Holanda, projeto de Thomas Rau,  recebeu o primeiro prêmio da categoria de edifícios sustentáveis.

Seu escritório é conhecido por suas pesquisas edifício em tecnologias economizadoras de energia e conceitos de energia produtoras de edifícios. Ele imagina um futuro onde os clientes poderão alugar suas fachadas, e design para desmontagem e reutilização serão comuns. O escritório tem, até agora concluída CO2 neutro e quase zero de energia dos edifícios, e tem como objetivo projetar para auto-suficiência energética e, idealmente excedente de energia. A filosofia do escritório RAU é que clientes, desenvolvedores e designers devem tomar a longo prazo a responsabilidade por seus edifícios, e que os edifícios devem fazer uma contribuição positiva para o meio ambiente. Ao invés de discutir idéias de sustentabilidade, que ele rejeita como um jargão que significa pouco para a sua prática, Thomas Rau considera a vida mais ecológica, como uma abordagem baseada em lugares. Ele fundou o instituto one planet architecture (Opai) em 2008, uma rede independente de pesquisa com foco na criação de conhecimento sustentável em equipes colaborativas relacionadas com a arquitetura, planejamento urbano, tecnologia, cadeias de fornecimento de produtos e estruturas sociais. A rede está preocupada com a investigação relativa à energia (poupança, produção, distribuição), materiais (origem, transformação, análise de ciclo de vida), desenvolvimento organizacional (fluxo, equilíbrio, mudança de identidade) e análise do contexto (integração na natureza, o espaço para a natureza) . Tudo isso, em detalhes, pode ser lido no Architectural Design Editado por Terri Peters. (Fonte: evolo.us)